0 Como Atuamos | Associação Comunitária Paraiso-Polis nav, nav ul.menu > li, nav ul.menu > li a, nav a, nav ul.menu > li > ul > li a, nav ul.menu > li > ul > li { color: #ffffff; font-family: serif; font-size: 15px; font-weight: normal; }

Como Atuamos

 

 

 Reforço Escolar

reforco escolarO Projeto de Reforço Escolar nasceu conjuntamente com a parceria firmada com a empresa Novartis, em 2005. Os voluntários, como são chamados os funcionários de empresas que dedicam horas de seu tempo em prol do desenvolvimento de trabalhos que são realizados pelo terceiro setor. E que faziam as vezes dos Professores, dedicados e empenhados com as aulas aos sábados pela manha, as crianças eram atendidas como se estivessem na sala de sua casa em uma grande mesa, onde carinhosamente os professores atendiam ao chamado de cada um, para dar explicações, tirar duvidas, sentar juntamente com a criança incentivando-as ao aprendizado. Nossa estrutura física comporta 5 classes, a do prezinho com crianças de 4 ate 6 anos, e as correlacionadas com o ensino fundamental atendendo crianças de 7 ate 14 anos.
Hoje o projeto continua atendendo aos sábados, atendendo em media de 100 alunos mas temos uma meta de podermos firmar parcerias com a Prefeitura do Município de Sao Paulo, escolas do entorno do bairro do Morumbi, para que o Reforço escolar comece a funcionar durante a semana nos horários diurnos e vespertinos, assim nossa capacidade poderá ser ampliada para uma media de 240 alunos entre crianças e adolescentes .
A educação tem um papel muito importante na vida de todo ser humano, este papel vai muito além da escolarização formal, é preciso reconhecer que a escola representa espaço fundamental para o desenvolvimento da criança, do adolescente e do jovem, constituindo- se como um importante contexto de socialização, de construção de identidades, exercício da autonomia e do protagonismo, de respeito à diversidade étnico-racial, de gênero e orientação sexual e finalmente de afirmação, proteção e resgate de direitos.
Partimos da ideia que compartilhamos o tempo todo que o lugar de criança, adolescente e jovem e na escola, lugar onde a diversidade de vivencias tornam o processo educativo inovador e sustentável ao longo do tempo, eh um processo enriquecedor, transformador que ecoa na vida destas crianças, adolescente e jovens para alem da fase adulta.
Nosso intuito com as aulas de reforço escolar eh caminhar de mãos dadas com as escolas instaladas dentro da própria Comunidade, juntando esforços , sendo que a escola contemporânea forma o sujeito, nos reforçamos o que ela ensinou, nos buscamos manter o desenvolvimento ali proposto, por meio de diálogos com as dimensões afetivas, ética, estética, social, cultural, politica e cognitiva. A Associação Comunitária em Paraiso-Polis e a escola juntas por um objetivo, de cumprir o sua função social.

 

 Escolinha de Futebol 

dossiê--Paraiso-Polis-2013-28Em 2011 mais um desafio bateu a nossa porta, veio trazido pelos pés do ex-jogador de futebol Vagner Lopes. Dizia ele vamos implementar uma escolinha de futebol aqui na Associação Comunitária do Paraiso-Polis, para meninos entre 7 a 15 anos, que estejam estudando e se empenhando para avançar em seu conhecimentos.

A primeira providencia que tomamos, foi contar com a parceria  sempre pontual da EMEI, instalada a algumas quadras da sede de nossa Associação, e requisitar a quadra esportiva, uma vez que não possuímos espaço para termos uma quadra poliesportiva, obtivemos o sim de nossa querida diretora e amiga.

E não é que no dia da matricula, superamos as expectativas…. a fila  era enorme de meninos vindo acompanhados de seus pais, e um sonho de ser visto por algum olheiro que um dia fosse convidado pelo nosso grande incentivador, seus amigos de profissão ou mesmo o nosso querido professor Douglas Vieira da Silva.

Jdossiê--Paraiso-Polis-2013-29a se passaram três anos, e contamos com 120 meninos matriculados na escolinha de futebol, algumas historias  temos para compartilhar , pois já  participamos de campeonatos, no ano de 2012  organizamos  a primeira Copa Dinâmica de Futebol com os próprios alunos de nossa escolinha, com direito a premiação.

No ano de 2013, nossos alunos já começam a participar do s campeonatos de categorias de base.  Ja  tivemos também meninos que se destacaram e foram contratados para jogar nas escolinhas formadoras de atletas nos clubes de futebol.

Nao poderíamos,  concluir que o esporte e elemento de transformação na vida de quem o pratica, seja individualmente ou coletivamente, ja esta mais que comprovado.  Nossa sociedade tem exemplos a serem seguidos e lições de vida a serem tiradas dão o tom da caminhada  daqueles que podem comprovar bem de pertinho qual o poder de desenvolvimento proporcionado pela pratica vão alem dos psicológicos, físicos, mentais, motores,sociais, cognitivos, disciplinares para a formação de cidadãos e cidadãs.

 

 Família 

familia2A família como bem sabemos eh o grupo social  primário, que influencia e pode ser influenciada por  pessoas ou por outras instituições.

familia1A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações. O relacionamento entre pais e filhos  eh o elo, mais importante para o desenvolvimento de uma pessoa, e esta projeção de uma vida familiar saudável, se projeta na sociedade e nas relações como um todo, seja na escola, no trabalho, em  círculos de amizades, relações afetivas e etc.

A Associação Comunitária Paraiso-Polis, busca fortalecer os elos com os familiares de suas crianças, jovens e adolescentes, convidando-os  a participarem das atividades, fazendo-os compreender que a educação, o reforço escolar, a pratica de esportes, a vida em sociedade contribuem para o desenvolvimento  psíquico-social.

Quando abracamos   a Família da criança, com este gesto estamos  fortalecendo as relações de amizade, convivência e desenvolvendo um vinculo de cooperação mutua,  e todos ganham!!!

 

Comunidade

comunidadeimgO bairro de Paraisópolis originou-se de um loteamento destinado à construção de residências para a classe alta realizado em 1921 , resultado da divisão da antiga Fazenda do Morumbi em 2.200 lotes com quadras regulares de 10m x 50m e ruas de 10m de largura.  A partir da década de 1950 iniciou-se a invasão dos terrenos, na época não-habitados e de caráter semi-rural, por famílias de baixa renda, em sua maioria migrantes nordestinos, atraídos pelo emprego na construção civil.

Devido ao descaso público e a dificuldade da regularização dos terrenos , em 1970 já residiam irregularmente 20 mil habitantes. E ao mesmo tempo novos bairros nobres e seus condomínios luxuosos eram criados ao redor das áreas de invasão, que eram muitas vezes construídos pelos próprios moradores de Paraisópolis.

 

Localizada em uma das regiões mais ricas da cidade paulistana, o bairro popular limita-se com: os luxuosos condomínios Jardim Vitória RégiaPaço dos Reis ePortal do Morumbi, sendo este último o primeiro condomínio vertical da região; o distrito do Morumbi e a favela do Jardim Colombo.

Apresenta alta densidade populacional, 1000 habitantes por hectare. Dessa população somente 25% mora em residências abastecidas de rede de esgoto, metade das ruas não é asfaltada e 60% utiliza meios irregulares para obtenção de energia elétrica.

Entre as ações de urbanização realizadas em Paraisópolis, e que resultaram na classificação formal como “bairro” encontram-se: a pavimentação das vias de tráfego; obras emergenciais de reparos da infra-estrutura; regularização fundiária; canalização de córregos; abertura de novas ruas e adequação das calçadas; construção de rede integral de água e esgoto; construção de escadarias hidráulicas; construção da avenida perimetral; desocupação do leito dos córregos; remoção de moradias em área de risco; construção de novas calçadas e sarjetas; construção de espaços de lazer e de um parque linear e construção de 2.500 unidades habitacionais em convênio com a CDHU.